Página inicial !
PRINCIPAL
O CLUBE
NOTÍCIAS
EVENTOS
GALERIA DE FOTOS
 
Ginástico retorna às competições nacionais de basquete após 13 anos
   
 

O Ginástico está de volta às competições nacionais de basquete, depois de 13 anos de ausência. O time fez uma parceria com o Limeira-SP e vai disputar o Novo Basquete Brasil Sub-21 (NBB-21), que começa em 7 de outubro. A última participação do clube de BH foi no Campeonato Nacional de 1998, quando acabou perdendo a vaga na principal divisão do esporte no país graças a uma manobra do então presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerosime Bosikis, o Grego, desafeto do presidente da Federação Mineira da modalidade, José Guilherme Papagaio Lara Barcellos. Para se vingar, Grego tirou uma vaga dos mineiros na competição, o que afastou também o Minas, já que somente o campeão, o Uberlândia, podia participar.

A possibilidade de o Ginástico participar veio com a criação e a obrigatoriedade, a partir desse ano, de que todos os times que atuam no NBB têm de estar também no Sub-21, uma preocupação do presidente da Liga nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjeme, para dar mais atenção às categorias de base dos clubes.

Sem um time Sub-21, Limeira procurou o Ginástico e acertou a parceria. O time será comandado pelo técnico Luís Carlos Dias Corrêa, o Lu, que foi também o treinador na última participação do clube no Nacional. “Teremos 14 jogadores formados no Ginástico e Limeira entra com outros quatro.”

O Ginástico, assim, cede os armadores Bernardo Moura, Erick Miranda e Guaraci Pablo, os escoltas Guilherme Augusto e Igor Matheus, os alas João Otávio, Marcus Vinícius, Thompson e Paulo Alves e os pivôs Everton Caires, Matheus Zhouri, Rafael Augusto, Keslei Souza e Miller Gomes. Limeira entra com os armadores Derrick e Schranck, o pivô Sommer e o ala Barba.

O técnico Lu conta que em março viveu uma situação constrangedora, por causa de uma pergunta de um atleta, o escolta Igor. “Ele me perguntou por que a gente só ficava treinando, se não jogava. Tive de convencê-lo de que iríamos jogar sim, e que não demoraria muito.”

Ricardo Zhouri, diretor de basquete da equipe, fala em resgate. “O nosso sonho de jogar novamente começa a ser resgatado. Vamos disputar o Sub-21 e também o mineiro adulto e a Copa Brasil, que é acesso ao NBB adulto.” O Ginástico vai figurar no grupo que terá sede em São Sebastião do Paraíso. Serão oito equipes. As três primeiras passarão à fase final com as três que jogarão em Brasília. (ID)

Fundação: 1946

Último ano de disputa no Campeonato Nacional: 1998

24º no ranking Nacional

16 títulos mineiros no Adulto

Fonte da Notícia: Jornal Estado de Minas - 07 de Setembro de 2011

Superesportes acessado em 08/09, às 11h20: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/basquete/2011/09/07/noticia_basquete,195219/ginastico-retorna-as-competicoes-nacionais-de-basquete-apos-13-anos.shtml

Publicação: 07/09/2011 09:32 Atualização: 07/09/2011 09:40

   
  < voltar
   
 
 
Esporte Clube Ginástico
Sede: Av. Afonso Pena, 3328 / CT: R. José Rodrigues Pereira, 411
Belo Horizonte - MG - CEP: 30130-000
Tel.: (31) 3221-8044 / 3309-8044
Desenvolvimento e Administração: Guia das Vertentes!