Página inicial !
PRINCIPAL
O CLUBE
NOTÍCIAS
EVENTOS
GALERIA DE FOTOS
 
Entrevista com Alair Couto Filho
   
 

ENTREVISTA COM ALAIR COUTO FILHO

1) Quando e como começou sua relação com o Ginástico? 2) A construção do Ginásio foi um marco na historia do Ginastico. Como foi essa experiência? 3) Quais suas experiências como jogador de basquete do Ginástico? Quais os títulos conquistados? 4) Quais suas considerações sobre o momento do Ginástico e as expectativas de futuro? 5) Como foi ser presidente do Ginástico e atual presidente do Conselho de Administração?

Minha relação com o Ginástico começou em 1962, quando iniciei os treinos na equipe infantil, sendo que meu primeiro jogo pelo clube foi em 1963 na mesma categoria. Meu primeiro técnico foi Lúcio Biondi Pinheiro, na época atleta da 1ª Divisão do Ginástico.

Até 1978 o ginásio de esportes do clube não passava de um sonho distante, até que o presidente em exercício Mário Cicero de Campos Ferreira constituiu uma comissão de obras para viabilizar a construção tão sonhada, tendo me convidado para chefiá-la e responsabilizar-me tecnicamente como construtor. Naquela oportunidade pude trabalhar com pessoas inteiramente comprometidas com este objetivo as quais destaco Paulo Roberto da Silva Carlos (Paulinho Doido), José Marcelo Melo (Jota Marcelo),

Geraldo Aluizio Duffles Teixeira (Ísio) e Paulo Sérgio Passos (Paulinho Barbicha). Além destes, muitas outras pessoas prestaram sua colaboração, sendo o fato mais pitoresco o mutirão realizado num Sábado pela manhã para conclusão da remoção da terra escavada dos tubulões da fundação, liderado pelo Ricardo Zhouri (Ricardão), que acabou se acidentando ao cair numa destas escavações.

Ressalto a inestimável colaboração do então diretor da Secretaria de Esportes do Estado de Minas Gerais, nosso saudoso e grande amigo , o desportista Nelson Bartels, que aprovou junto ao Estado as primeiras verbas suficientes para realização do desaterro, fundações, estrutura de concreto, estrutura metálica, cobertura e fechamento lateral. Foram também importantes às parcerias realizadas com o Colégio Santo Antônio, o Grupo Coca Cola/Kaiser , a venda de cotas do clube realizadas pelo Ísio e o Paulinho Roberto, e os importantes contatos políticos e empresariais viabilizados pelo Paulo Sérgio, que possibilitaram o levantamento de recursos para conclusão da obra. Desta forma, só restava a inauguração de gala, que se deu em meados de 1980 com a realização da Taça Brasil Juvenil de clubes campeões, onde o Ginástico com a equipe formada toda em casa pela dedicação do diretor Gastão Sette Câmara (Gato) e pelo incansável e motivador técnico Elmon Rabelo se consagrou como vice-campeã brasileira da categoria. Desta equipe participaram Túlio, Marcelo e Marcus Ceni, Adley, Xande, Vinicius, Vagner, entre outros , vários com passagem por diversas categorias da seleção brasileira e e integrantes da Seleção Mineira campeã brasileira da época. Tive a honra de integrar todas as categorias de base do Ginástico e a equipe adulta durante 17 anos,

tendo também participado das seleções estaduais em todos os níveis e convocado para a seleção brasileira juvenil campeã Sulamericana em 1967. Foi entretanto, vestindo a camisa "Gê de Prata" onde obtive as mais importantes experiências, com inavaliável retorno pessoal, social e formação de caráter, pela convivência com grandes amigos e formadores de personalidades humanas, neste ponto com a extraordinária liderança de Humberto Ladeira. O primeiro título conquistado foi o Campeonato Mineiro Infantil de 1964 com companheiros como Chicão, Helinho Hermeto, Amilcar Martins, Marcelo Noce, Amaro Lanari, Chico Salazar, Luciano Eutálio, Oswaldinho Borges da Costa. Fomos ainda campeões juvenis em 1968, bi de aspirantes em 1967/68, adulto da cidade em 1972, 1975,1980 e mineiro adulto em 1972. Mas sem dúvida o mais importante e emocionante de todos foi o titulo adulto em 1972, quebrando a invencibilidade do Minas Tênis Clube que perdurava por 14 anos. Liderados pelo grande técnico e amigo Ísio formaram o grupo os companheiros Humberto Gontijo, Chicão, Ravengar, Tonico, Formigão, Marco Aurélio, Rui Malta, Artur Rizzi, Baiano, Paulo Henrique, Adélcio e como preparador físico Miguel Carvalho, nomes que me fazem arrepiar e umedecer os olhos só de lembrar.

O Ginástico vem desde 2003 empreendendo uma política de recuperação financeira, social e esportiva que já colhe seus frutos. De uma condição praticamente falimentar, pessoas que se dedicam ao trabalho na diretoria como o Ricardo, Vinicius, Davi, Marcinho, Leozinho, Marcílio e outros mais recentes são os responsáveis pela confortável posição atual do Clube. A expectativa futura mais viável é a ampliação do quadro social e união a parceiros que possam viabilizar o excelente patrimônio imobiliário que dispõe e o grande potencial e tradição do basquete, inclusive com a participação na disputa da NBB, confiando plenamente no nosso atual presidente Márcio Tibo e seus colaboradores.

Fui presidente do clube de 1983 a 1985 e do conselho deliberativo por 6 biênios. Como presidente, tive a oportunidade de trabalhar com vários nomes acima citados, que arrisco dizer compuseram notável diretoria da vida do Clube. Na época, tínhamos 600 famílias de sócios proprietários, escolinhas de esportes de basquete, vôlei feminino e natação com 500 meninos, patrocínio esportivo da FIAT Automóveis e da Adidas, possuíamos o 4° melhor time de basquete adulto do país, campeões de todas as categorias de base na cidade e no estado e a melhor equipe de handebol masculino do Brasil. Foi um trabalho que começou com o presidente Mário Cícero 4 mandatos antes e que colheu os frutos no período 1983/1985.

Como presidente do conselho zelo pelo fiel cumprimento do Estatuto e participo como consultor da diretoria quando solicitado, tendo sempre a responsabilidade de honrar os importantes antecessores que por este cargo passaram e construíram a vida do GINÁSTICO.

   
  < voltar
   
 
 
Esporte Clube Ginástico
Sede: Av. Afonso Pena, 3328 / CT: R. José Rodrigues Pereira, 411
Belo Horizonte - MG - CEP: 30130-000
Tel.: (31) 3221-8044 / 3309-8044
Desenvolvimento e Administração: Guia das Vertentes!