Todos contra a MP 841/2018 e a favor do esporte

25 de junho de 2018
Todos contra a MP 841/2018 e a favor do esporte

A Medida Provisória 841/2018 assinada em junho pelo presidente da República, Michel Temer, trouxe preocupação a todos que amam o esporte e sabem de sua importância como política pública no Brasil. A ementa dispõe, dentre outras coisas, da transferência de parte da verba das loterias federais do esporte para a segurança pública.

Confederações, organizações e atletas se uniram contra a MP. Em nota, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) esclarece que, embora o meio esportivo concorde que a segurança pública é tema prioritário, não é sacrificando o setor que mais contribui para retirar da rua crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social que avançaremos na solução do problema da violência no país: “as perdas serão irreparáveis não só para a formação de atletas, mas de cidadãos”, aponta.

Ainda de acordo com o COB, o Brasil já convive com a falta de uma política esportiva: “a redução prevista na MP do pouco que hoje é investido nos esportes educacional, de rendimento e de participação, em alguns anos ocasionará um aumento ainda maior nos já alarmantes índices de violência. Em todo o mundo é sabido que o esporte é um poderoso instrumento de prevenção à criminalidade”.